agricultura
Descanso investe mais de R$ 100 mil em 2022 no Programa Agricultor Produtor de Água

Publicado em 05/01/2023 às 16:25 - Atualizado em 05/01/2023 às 16:28

Em 2022 foram construídas 30 cisternas pelo programa

O Governo Municipal de Descanso, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, criou o Programa Agricultor Produtor de Água em setembro de 2021, e somente em 2022 investiu mais de R$ 100 mil de recursos próprios na execução dessa ação.

O secretário da pasta, Robson Zappani destaca que em 2022 foram realizadas a proteção de diversas fontes e foram construídas 30 cisternas, que juntas, totalizam a capacidade de reservar aproximadamente 30 milhões de litros de água. “Por anos consecutivos sofremos com a estiagem e essa é uma maneira que encontramos de amenizar a situação e dar condições aos agricultores de construírem seus reservatórios. Estamos avançando cada vez mais para atender a essas demandas e com isso, deixar o agricultor mais tranquilo”, completa.

O programa busca apoiar e incentivar ações de conservação e aproveitamento de água no interior do município, para atender a demanda das famílias e de empreendimentos rurais. “O programa é focado na recuperação e preservação de fontes e nascentes, construção de cisternas e implantação de redes de água para grupos de famílias quem apresentam carência no abastecimento. Nesse sentido, o Governo Municipal subsidia serviços de máquinas, tubos, análise de água, mudas de árvores nativas, mangueiras, entre outros materiais”, explica.

O prefeito Sadi Bonamigo ressalta que o projeto é um compromisso presente do Plano de Governo. “Esse é mais um compromisso que está sendo cumprindo, pois entendemos as dificuldades que nossos agricultores enfrentam nos períodos de estiagens, que impactam diretamente em sua produção. Nosso objetivo é investir ainda mais neste ano, para construir novos reservatórios e estarmos preparados para possíveis tempos de estiagem”, reforça.

Bonamigo pede a colaboração dos agricultores. “Contamos a ajuda de todos os agricultores para que busquem também outras alternativas de armazenamento de água, para assim, se precaverem ainda mais em casos de necessidade”, finaliza.

Importante: Os agricultores interessados em acessar o programa devem comparecer na Secretaria para realizar a sua solicitação.