saúde
Descanso realiza 71 testes rápidos de glicemia capilar

Publicado em 18/11/2021 às 16:52 - Atualizado em 18/11/2021 às 16:55

A ação foi realizada em parceria com o Lions Clube Descanso Mulher

A Secretaria de Saúde, em parceria com o Lions Clube Descanso Mulher, realizou no último sábado, 13 de novembro, testes rápidos de glicemia capilar (diabetes) que identifica o nível de açúcar no sangue. A ação foi realizada no Centro Municipal de Saúde, das 7h às 9h, já que os interessados precisavam estar em jejum. Após o teste, um lanche foi entregue para cada paciente.

Conforme o secretário da pasta, Cleber Rech, 71 testes foram realizados. "Dos 71 pacientes atendidos, um teve alteração no teste e irá realizar exames laboratoriais, sendo acompanhado pelo médico do seu ESF”, destaca.

De acordo com a presidente do Lions e nutricionista, Elizete Daltoé, a ação foi organizada em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, celebrada no dia 14 de novembro. “A ação teve por objetivo reforçar a conscientização a respeito dessa doença que afeta milhões de pessoas, e principalmente evidenciar a importância da prevenção, já que o diagnóstico precoce pode evitar a ocorrência de complicações de saúde pelo diabetes, que tem tratamento”, pontua.

Rech agradece à entidade pela parceria. “Estamos investimento muito na saúde preventiva e essa ação vem para ajudar nesse trabalho, de identificar possíveis doenças já nas fases iniciais, melhorando a qualidade de vida da nossa população. Por isso, agradecemos a parceria da entidade que sempre se demonstrou interessada em realizar ações que ajudam a população", finaliza.