Coronavírus: Máscaras estão sendo entregues para a população

Publicado em 26/04/2020 às 15:20 - Atualizado em 26/04/2020 às 15:51

Cada kit contém três máscaras e orientações no enfrentamento ao coronavírus e a dengue

O Governo Municipal por meio da Secretaria de Saúde iniciou ainda na sexta-feira, 24 de abril, a entrega de aproximadamente 11 mil máscaras para a população. Conforme o secretário de Saúde, Cleber Rech, cada família descansense irá receber de seu agente comunitário de saúde um kit contendo três máscaras de tecido reutilizáveis e orientações para o enfrentamento do coronavírus e da dengue. “Sabendo da eficácia das máscaras contra o covid-19, nosso objetivo é entregar para a nossa população uma forma de se proteger e também de evitar a propagação do vírus”, comenta.

Rech ainda comenta que a ação foi definida pelo Comitê de Crise e com isso, o Governo Municipal realizou a compra do tecido para empresas de Descanso confeccionarem as máscaras. “As máscaras foram produzidas por empresas descansenses e seguem todas as orientações do Ministério da Saúde, ou seja, são máscaras feitas com tecido 100% algodão, dupla face e reutilizáveis”, explica.

O secretário ainda comunica que no município não há nenhum caso confirmado, mas que a utilização das máscaras e outros cuidados são necessários para evitar que o vírus chegue ao município. “Precisamos da ajuda da população para que façam o uso, pois a prevenção é a nossa única alternativa. Todos precisam ser responsáveis pela vida do próximo, então faça a sua parte, fique em casa e se sair, use a máscara”, ressalta.

A máscara e sua importância

O médico, Josemir Werlang, explica a importância do uso da máscara. “A máscara quando utilizada por todas as pessoas tem um poder de evitar a transmissão da doença, pois bloqueia as portas de entrada do coronavírus ao organismo: a boca e o nariz. Por exemplo, caso você toque com as mãos em algo que contenha o vírus a máscara evitará que você coloque as mãos na boa ou nariz. Outra situação que mostra sua eficácia é que caso você entre em contato com alguém com o vírus, a máscara evitará que você entre em contato com gotículas, sujeiras e secreções da pessoa infectada. Ou seja, se todas as pessoas usarem máscaras a transmissão e contaminação será muito baixa”, explica.

Werlang alerta que além das máscaras, todos devem seguir os demais cuidados. “Os principais cuidados, além da utilização das máscaras, é a higienização frequente das mãos com água e sabão, o uso de álcool em gel e também o distanciamento social, ou seja, se você sair de casa mantenha distância de no mínimo um metro de outras pessoas", destaca.

Cuidados com a máscara

Conforme Werlang, uma máscara poderá ser usada por até 5 horas ou até ficar úmida. “Ao usar a máscara ela cumprirá a sua função de proteção por até 5 horas, desde que não seja retirada do rosto ou fique úmida, nesses casos, deverá ser trocada por outra”, orienta.

Para higienizar a máscara após seu uso, é necessário lavar com água e sabão ou água sanitária. “Só após ser lavada é que outra pessoa da família poderá usar a mesma máscara”, avisa.