educaçãecultura
Alunos da rede municipal de ensino contarão com aulas de robótica

Publicado em 30/03/2020 às 11:12 - Atualizado em 30/03/2020 às 11:12

Prefeito e secretaria de Educação assinam contrato para realização do curso de robótica

Pensando em melhorar o aprendizado dos alunos e aumentar o interesse pelos estudos o Governo Municipal por meio da Secretaria de Educação e Cultura inovou e irá investir em um curso de robótica kids para educandos do município. Nesse ano, serão atendidos alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Paulo Henrique Pissaia. O projeto terá carga horária de 120 horas/aula e teve o investimento de aproximadamente R$ 57 mil. O curso terá início quando as aulas voltarem ao normal e irá atender 40 alunos.

O projeto Robótica Kids é desenvolvido pelo SESI e conta com seis trilhas de aprendizagem: urbanismo e lazer, cultura e arte, sustentabilidade, profissões, avanços tecnológicos e a indústria de games e cartoons. A metodologia utilizada proporciona ao aluno vivenciar na prática conceitos de engenharia, física, matemática e design, desenvolver o raciocínio lógico, analítico e crítico, trabalho colaborativo e habilidades de pesquisa científica. Incentivando ainda, os estudantes a colocarem a mão na massa para construir protótipos, criar hipóteses e analisar resultados.

De acordo com a secretária, Marise Giombelli, o investimento dará oportunidade aos alunos de potencializarem suas habilidades. “O objetivo da oficina é desenvolver a intelectualidade e o cognitivo dos nossos educandos. Ao mesmo tempo em que se divertem, irão mergulhar no mundo da tecnologia e da criatividade por meio de práticas instigadoras, desafiantes e interativas”, comenta.

Marise ainda cita outros benefícios da robótica. “A robótica proporciona melhora na concentração, fortalecimento do aprendizado em todas as disciplinas, resolução de problemas com mais facilidade, maior ser criativo, trabalho em equipe e apuração da escrita”, menciona.