Coronavírus: Município publica novo decreto sobre quarentena

Publicado em 25/03/2020 às 16:25 - Atualizado em 25/03/2020 às 16:25

O Governo Municipal publicou hoje, 25 de março, novas medidas em relação ao coronavírus seguindo o decreto publicado pelo Governo do Estado na segunda-feira, 23 de março.

Conforme o decreto, ficam prorrogadas por 7 dias as medidas de suspensão de circulação de veículos de transporte coletivo urbano municipal, intermunicipal e interestadual de passageiros, atividades e dos serviços privados não essenciais, entrada de novos hóspedes no setor hoteleiro e o atendimento ao público em todos os órgãos da Administração Pública municipal, exceto, nas unidades de atenção à saúde, de vigilância sanitária e no órgão municipal de proteção e defesa civil.

Ficam mantidas por 30 dias, as medidas de suspensão de eventos e reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado, incluídas excursões, cursos presenciais, missas e cultos religiosos, conforme o Decreto nº 2116, sendo acrescentada a restrição de concentração e a permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo, como parques, praças, riachos, campings e cemitérios.

Fica autorizada a integração dos serviços de saúde municipais com os organismos estaduais e locais para contenção da proliferação do contágio pelo novo coronavírus, inclusive com a criação e montagem e estruturas de atendimento.

Perante o estado de emergência em saúde vivido atualmente, fica autorizada pelo decreto, caso necessário, a contratação de profissionais de saúde sem formalidades extremas.

De acordo com o decreto, conforme decisão do Comitê municipal de acompanhamento da Crise, poderá ser considerado outros órgãos ou outras entidades do Poder Executivo como prestadores de serviços públicos essenciais, ficando, ainda, autorizada a convocação de serviços técnicos voluntários.

Dados atualizados

Santa Catarina tem, no momento, 109 casos de coronavírus confirmados e 336 casos suspeitos. Desse modo, o prefeito Sadi Bonamigo reforça a necessidade da população ficar em casa. “Precisamos da ajuda de toda a população para que evite sair de casa para evitar aglomerações e se precisar sair siga as orientações e tome todos os cuidados necessários. Dessa forma vamos evitar que o vírus se espalhe para que tudo volte ao normal o mais breve possível”, comenta.