Coronavírus: Reunião define novas medidas

Publicado em 24/03/2020 às 16:11 - Atualizado em 24/03/2020 às 16:11

Foram incorporados no Comitê, representantes da Polícia Militar, Hospital de Descanso e Secretaria de Assistência Social. Baixar Imagem

Na manhã desta terça-feira, 24 de março, integrantes do Comitê de Crise se reuniram com representantes da Polícia Militar e Hospital de Descanso para definir uma série de medidas que serão tomadas nos próximos dias.

Durante a reunião foi decidido que será criado, na semana que vem, um centro de triagem em anexo ao Hospital de Descanso para atender pacientes com sintomas do coronavírus. “Será montado uma estrutura com o equipamento necessário para a triagem. Mas a orientação continua sendo a mesma, caso alguém tenha os sintomas do covid 19 deve permanecer em casa e ligar para a Secretaria de Saúde que, conforme a situação, irá orientar a pessoa a permanecer em isolamento ou ir até o centro de triagem”, explica o secretário de Administração, Paulo Lauxen.

Além disso, o Governo Municipal fará a contratação emergencial de um médico para atuar e auxiliar no acompanhamento da triagem e demais situações. O Comitê fará também o cadastramento de profissionais voluntários da área da saúde como médicos, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais entre outros profissionais, além de estudantes da área, que estejam dispostos em auxiliar em caso de necessidade.

“Será aberto também o cadastramento de cidadãos que quiserem ajudar, por exemplo, na fabricação de jalecos, macacões, mascaras, no cozimento de alimentos”, diz Lauxen.

Outra medida será a realização de uma reunião com entidades do município para a criação de uma parceria para apoio e também serviço voluntário. Além disso, será feio o contato com os laboratórios do município para que mantenham plantão 24h para possível realização de exames laboratoriais. “O objetivo é criar uma força tarefa contra o coronavírus e em apoio aos afetados, se houver”, completa Lauxen.

Conforme Lauxen, durante a reunião também foi abordada a preocupação em relação a disseminação de informações e orientações falsas. “Pedimos para a população que não divulguem informações que não sejam de órgãos oficiais como o Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde, Governo Municipal e Governo do Estado”, comenta.

Outra ação do Comitê é a divulgação de um telefone para que a população possa entrar em contato e receber todas as informações e orientações necessárias em relação ao coronavírus e a dengue. “Em breve informaremos o número para a população. Ressaltamos a extrema importância da colaboração da população nesse momento, estamos fazendo o possível para que o vírus não chegue até o município, mas precisamos que a população permaneça em casa e siga o protocolo caso precise sair”, destaca.

Dengue

Em relação ao primeiro caso confirmado de dengue em Descanso o secretário de Saúde, Cleber Rech, salienta que a doença não foi contraída no município. “Estamos monitorando o paciente e ressaltamos para a população que o número de focos vem aumentando e temos diversos casos na nossa região. Precisamos também da atenção para a dengue, por isso pedimos que todos aproveitem esse momento de isolamento para conferir e limpar o seu imóvel”, solicita.

Ainda segundo Lauxen o objetivo da reunião foi a preparação do município para a contenção do coronavírus. “Discutimos a otimização do que nós temos disponível para que a gente possa ter um bom aproveitamento tanto em relação a estrutura e a mão de obra existente, garantindo um trabalho de qualidade e articulado, seja de forma presencial ou por telefone”, finaliza Lauxen.

Orientações para quem chegou de viagem

Se você regressou de viagem nos últimos 10 dias e apresenta os sintomas do vírus deve ficar em isolamento em casa no período de acompanhamento pelos profissionais de saúde até a liberação médica.

Para aqueles que voltaram de viagem e não apresentam sintomas, devem se isolar pelo período de 7 a 10 dias após seu regresso.

Rech lembra a todos que os sintomas aparecem entre 4 a 7 dias após a pessoas ter sido infectada. “E nesse tempo a pessoa pode estar com o vírus e transmiti-lo para outras pessoas sem saber. Por isso, precisamos da colaboração de todos para que sigam essas orientações ao pé da letra”, alerta.

Protocolo da saída casa

Siga essas orientações caso precise sair de casa:

1- Ao sair, coloque uma jaqueta de manga longa.

2- Prenda o cabelo e evite usar brincos, anéis, correntinhas.

3- Se estiver com gripe ou tosse, coloque uma máscara, pouco antes de sair.

4- Se sair com seu pet, tente evitar que se esfregue contra

superfícies externas.

5- Lave ou higienize suas mãos após tocar superfícies e leve álcool 70% e use sempre quando não puder lavar as mãos.

6- Evite manipular dinheiro, tocar em maçanetas e corrimões

7- Não toque seu rosto antes de higienizar suas mãos.

8- Mantenha distância das pessoas.

9- Ao tossir ou espirrar, utilize seu o braço (nunca utilize as mãos ou o ar)

Protocolo de entrada em casa

1- Ao voltar para casa, não toque em nada, antes de se higienizar.

2- Tire os sapatos na porta de casa

3- Deixe bolsa, carteira, chaves, etc, em uma caixa na entrada.

4- Desinfete as patas do seu pet após passear com ele.

5- Tire a roupa e coloque-a em uma sacola plástica no cesto de roupas

6- Tome banho! Se não puder, lave bem todas as áreas expostas como mãos, rosto, punhos e pescoço.

7- Limpe seu celular e os óculos com sabão e água ou álcool 70%.

8- Limpe as embalagens que trouxe de fora antes de guardar.