administracao
Empossadas as novas conselheiras tutelares

Publicado em 10/01/2020 às 14:39 - Atualizado em 10/01/2020 às 14:51

O colegiado iniciou os trabalhos ainda na manhã de hoje

O Governo Municipal e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizaram, na manhã desta sexta-feira, 10 de janeiro, a posse dos novos cinco conselheiros tutelares titulares e os 10 conselheiros tutelares suplentes.

A posse foi realizada no Clube SAD e teve a presença do prefeito Sadi Bonamigo, da presidente do CMDCA Cassiane Nercolini, o secretário de administração, Paulo Lauxen, do promotor de Justiça Felipe Brüggemann, do juiz de Direito, Felipe Nóbrega da Silva, presidente da Câmara de Vereadores Márcio Bortolotto, alguns secretários e representantes da comunidade.

Durante a cerimônia Bonamigo empossou as cinco conselheiras eleitas, Rosimar Colombo, Marciele Pelissari, Elida Priori, Alice Gubiani e Alaíne Guinami. Na oportunidade Cassiane procedeu ao ato de diplomação dos conselheiros tutelares suplentes.

Conforme o Cassiane, os novos conselheiros participarão de uma capacitação. “Amanhã começa o módulo a distância de uma capacitação unificada no estado todo, o que deixará o colegiado mais preparado para a função e mais unido para que o trabalho seja focado na prevenção. Precisamos avançar ainda mais e pensando nisso, vamos realizar uma nova capacitação para a rede ao longo do ano para definir fluxos e protocolos de atendimento”, comenta.

Segundo a conselheira mais votada, Rosimar Colombo, a capacitação é muito importante. “Esse será meu terceiro mandato e nesse período de oito anos percebi que houve um aumento de casos tanto de conflitos familiares, evasão escolar e aconselhamento de pais e crianças, por isso, a capacitação vem para agregar e nos deixar ainda mais aptas para a função, que é garantir o bem estar e os direitos de nossas crianças e adolescentes”, fala.

Conforme Brüggemann e Silva as novas conselheiras tem um longo caminho pela frente em relação a estruturação da rede para prevenir problemas futuros e colocaram à disposição o Poder Judiciário como um órgão de apoio e não só de fiscalização.

Para o prefeito, Sadi Bonamigo, o Conselho Tutelar exerce um papel fundamental e por isso, este é um momento muito importante para o município. “Eles não exercem uma tarefa fácil, mas contam com o total apoio do Governo Municipal para cumprir com a missão de garantir os direitos da criança e do adolescente em situação de vulnerabilidade. Temos trabalhado na ampliação de ações para o fortalecimento das políticas públicas e na realização de ações preventivas para, com isso, ajudar nesse trabalho e trazer melhorias e qualidade de vida para as pessoas que mais necessitam”, finaliza.