Em ato cívico, Descanso comemora o Dia da Independência do Brasil

Publicado em 07/09/2019 às 10:48 - Atualizado em 07/09/2019 às 11:23

População acompanhou caminhada e desfile na avenida Martin Piaseski

O Brasil ficou liberto do domínio português há 197 anos. Esse fato histórico, em 1822, vem marcando gerações desde então. Desfiles, caminhadas e atos cívicos são promovidos pelo País como forma de comemoração. No município de Descanso, a programação de 7 de Setembro iniciou por volta das 8h30 desta manhã de sábado, na avenida Martin Piaseski.

Após várias atividades durante a semana, o Dia da Independência do Brasil foi lembrado por representantes de 24 entidades, associações e órgãos. O ato cívico reuniu um bom público na avenida. Parte das pessoas foi para assistir à passagem de algum familiar ou outra grande parcela por demonstrar simplesmente o amor e o orgulho que sente pela pátria amada.

Um dos momentos marcantes e emocionantes foi o acompanhamento e a apresentação das fanfarras, membros de Descanso e Santa Helena que formaram um grupo só. A equipe de Descanso se deslocará esta tarde a Santa Helena para se apresentar naquele município.

Segundo o prefeito Sadi Bonamigo, para escrever uma história melhor às futuras gerações é preciso que cada brasileiro ou brasileira faça a sua parte. “Descanso é um pedacinho do Brasil. Somos independentes quando ajudamos a fazer o melhor para aqueles que precisam. O Governo Municipal vem fazendo a sua parte, melhorando espaços e promovendo ações para beneficiar a população”.

A secretária de Educação e Cultura, Marise Prévide Giombelli, reafirmou a importância dos valores e defendeu a educação. “Uma pátria, um país, se constrói com responsabilidade e honestidade. A educação é um fator fundamental para o desenvolvimento”.

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Volmir Casagrande, lembrou a história do Brasil, e ressaltou ser necessário repensar algumas questões e atitudes. “Foi feito um grande trabalho entre a União, Estados e municípios desde 1822. Mas temos muito por fazer para dizer que somos independentes”.

Acompanharam a programação os secretários municipais e alguns vereadores. Autoridades do poder Executivo de Santa Helena também participaram da programação desta manhã.