saúde
Inicia programação do Agosto Laranja por conscientização e prevenção das deficiências

Publicado em 06/08/2019 às 16:27 - Atualizado em 06/08/2019 às 16:34

Além de hoje, Apae em parceria com setores da sociedade realizam diversas atividades

O Agosto Laranja chama a atenção para a conscientização e prevenção das deficiências. Em Descanso, a Apae desenvolve uma programação de inclusão e de respeito às pessoas com deficiência através da lei municipal instituída no ano passado. Um dos eventos aconteceu durante a manhã e tarde desta terça-feira, 6 de agosto, na avenida Martin Piaseski, em frente à unidade do Sicoob.

A Apae em parceria com o Governo Municipal fizeram entregas de panfletos sobre a prevenção da dengue e também de materiais com informações do que a Escola Especial Maurício Dalla Vecchia e a Secretaria Municipal de Saúde desenvolvem em suas unidades. “Precisamos ser solidários e compreensivos sem sermos sensacionalistas. Devemos construir um sistema de proteção e dignidade junto com esses cidadãos”, disse o prefeito Sadi Bonamigo.

Sobre a prevenção das deficiências, a diretora da Apae Adriana Balbinot explica que se dá por diversas formas. “Desde palestras, avaliações e, por exemplo, pelo agente comunitário de saúde. Se este profissional, ao ir às casas e estabelecimentos, percebe algo diferente na criança, poderá instruir os familiares para procurarem a saúde pública ou a Apae”.

O secretário de Saúde, Cleber Rech, destaca que a saúde publica também se preocupa com essa causa. “A questão da prevenção é muito importante, pois palestras e orientações são repassadas ao grupo de gestantes ou em comunidades com profissionais das Estratégias Saúde da Família”.

A programação do Agosto Laranja continuará durante o mês. Em 27 de agosto, uma terça-feira, às 13h30, no Clube SAD, Abel Petter vai palestrar o “Cuidar de quem cuida, saúde emocional”. No dia posterior, profissionais da Apae vão ministrar palestra na Escola Everardo Backheuser com o tema “Diversidade e inclusão”.

O Agosto Laranja ainda possui parceria com a Secretaria de Assistência Social e o Sicoob.