agricultura
Programa Melhoramento Genético capacita agricultores sobre reprodução em bovinos leiteiros

Publicado em 15/05/2019 às 11:04 - Atualizado em 15/05/2019 às 11:08

Município oportuniza incentivos materiais e educacionais

Cerca de 60 agricultores de Descanso participaram de capacitação em melhoramento genético e reprodução em bovinos leiteiros na tarde de ontem, na Câmara de Vereadores. A atividade foi realizada pelo Governo Municipal de forma conjunta com profissionais da Udesc (Universidade Estadual de Santa Catarina) pelo termo de cooperação.

O professor e mestre Murilo Farias Rodrigues destacou aspectos importantes da identificação do cio, e cuidados de manejo da inseminação artificial. O professor e doutor Diego Cucco repassou informações de como selecionar touros leiteiros a partir da sua genealogia, e avaliação funcional e morfológica de vacas leiteiras.

Além de o município subsidiar o sêmen e nitrogênio aos agricultores, também fornece capacitação com profissionais que possuem conhecimento e experiência técnica, científica e prática nos assuntos abordados, segundo a secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Marlise Lovatel.

O prefeito Sadi Bonamigo ressaltou que o Governo Municipal tem compromisso de fornecer subsídios e incentivos ao programa de Melhoramento Genético, e tem a preocupação de oportunizar acesso a informações apropriadas de acordos com as demandas de cada propriedade e rebanho.

“Neste ano, pela primeira vez, a municipalidade subsidia nitrogênio e sêmen adquirido de empresas que firmam termo de compromisso com a Prefeitura. Através de estudos de acasalamento dos rebanhos são repassados os benefícios direto ao agricultor que deseja comprar sêmen diferenciado para o melhoramento genético de seu rebanho”, comenta Bonamigo, expondo seu comprometimento com a evolução dos plantéis existentes.

São 96 botijões cadastrados no município que podem ser abastecidos mensalmente, totalizando, até abril deste ano, 1.973 litros de nitrogênio líquido concedidos aos agricultores-inseminadores de Descanso. E de sêmen fornecido pelo município foram 2.098 doses até o momento.