saúde
Projeto da Saúde de Descanso é classificado para evento em Brasília

Publicado em 15/04/2019 às 14:32 - Atualizado em 15/04/2019 às 14:35

Projeto proporciona diversas informações para que mulheres tenham uma gestação segura e melhor saúde do recém-nascido
Créditos: Divulgação Baixar Imagem

Deonir Dalpias (Paulo Dim) com colaboração

Um projeto desenvolvido pelo Governo Municipal por meio da Secretaria de Saúde de Descanso foi classificado para a apresentação na 2ª Mostra Catarinense Aqui tem SUS, realizada no 70º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, em Piratuba, entre 10 a 12 de abril.

A Secretaria de Saúde inscreveu o trabalho “Grupo Cegonhas, Gestando o Futuro”, desenvolvido pelo Nasf-AB (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) em parceria com as ESFs (Estratégias Saúde da Família), Cras, Apae, Corpo de Bombeiros e outros profissionais, visando auxiliar nas dúvidas do processo de gestação, parto e puerpério.

De 189 trabalhos inscritos, 60 foram classificados para apresentar durante o evento. E desses, 35 foram classificados para se apresentar na capital do país, em programação que acontecerá no mês de julho deste ano.

O principal objetivo do “Grupo Cegonhas, Gestando o Futuro” é oferecer atenção pré-natal e puerperal, acolher a mulher desde o início da gravidez, assegurando, ao fim da gestação, o nascimento de uma criança saudável e a garantia do bem-estar materno e neonatal, além de prevenir mortes prematuras e doenças.

Segundo os profissionais da saúde, é importante proporcionar às gestantes informações de saúde do período gestacional e da saúde do recém-nascido, promovendo acolhimento e apoio neste momento da vida para facilitar o entendimento de suas transformações.

“Tudo isso busca trazer para um maior nível de consciência e maturidade o que se passa dentro e fora do corpo da mulher, envolvendo o emocional, o físico e o social. Sempre que um bebê está sendo gerado, uma mãe também está se desenvolvendo, se preparando para nascer”, finaliza os profissionais.

Participaram da 2ª Mostra o secretário de Saúde, Cleber Rech, a psicóloga Andréia Dobner e a educadora física Terezinha Cazzanelli (Tita). “A classificação do trabalho é uma conquista de todos os profissionais que atuam na saúde pública de Descanso. Isso também nos diz que as ações realizadas em favor dos usuários estão no caminho certo”.