meioambiente
Governo Municipal realizará campanha de coleta de materiais sólidos no meio rural

Publicado em 07/11/2018 às 16:18 - Atualizado em 07/11/2018 às 16:58

Programação da ação será de 26 de novembro a 7 de dezembro

Vanessa Karine / Deonir Dalpias (Paulo Dim)

Com o objetivo de recolher materiais do meio rural que estejam inutilizados e possam ser destinados à reciclagem, contribuindo com a preservação ambiental e evitar acúmulo de lixo nas propriedades, o Governo de Descanso, por intermédio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e Epagri realizarão a campanha de coleta de materiais sólidos no meio rural, a partir do dia 26 de novembro até 7 de dezembro, com um cronograma específico para cada linha do interior.

Serão coletados lonas, embalagens plásticas, ferros, arrames, alumínios e latas. Não serão coletados eletrodomésticos, lâmpadas, roupas, calçados, pneus, rejeitos, isopor, vidros e embalagens de agrotóxicos, pois são materiais recolhidos em outras campanhas específicas. A orientação é que os materiais sejam acondicionados em sacas e colocados na margem da estrada geral ou salão comunitário um dia antes da data estabelecida para recolha, de acordo com os roteiros.

A secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Marlise Lovatel, destaca que proporcionar campanhas de recolha desses materiais é também contribuir com o meio ambiente. “É de suma importância o município oportunizar o destino correto de material das propriedades que estejam sendo descartados, contribuindo com a organização e limpeza das propriedades, e evitando possíveis focos de contaminação ambiental”, destaca a secretária.

Roteiro

No dia 26 de novembro, segunda-feira, a recolha inicia pelas linhas Famoso, Bela Vista e Jacutinga. Dia 27, terça-feira, será nas linhas Macaco Branco, Gaúcha, Leste e Pântano. Na quarta-feira, 28, nas linhas São Valentim e Santa Catarina. Na quinta-feira, 29, a coleta será no distrito de Itajubá, linha Jorge Lacerda e Campinas. A recolha dos materiais nas linhas São José, Taquá, Vorá, Vorazinho e Cachoeirinha será na sexta-feira, dia 30.

Na segunda-feira, 3 de dezembro, a recolha ocorre nas linhas Hervalzinho, Matão, Barra do Herval e Bonita. Nas linhas Pratinha, São Brás e Navegantes, será no dia 4 de dezembro, terça-feira. Na quarta-feira, 5 de dezembro, será nas linhas Colorado, Alegre e Santo Expedito.  Na quinta-feira, 6, a coleta será realizada nas linhas Parda, Cruzinhas e Burin. A recolha nas linhas Sanga Curta, Barra do Veado e Santa Lúcia será na sexta-feira, 7 de dezembro, finalizando a campanha.

Materiais eletrônicos

No dia 1º de dezembro, oportunizando toda a população, serão recolhidos materiais eletrônicos, na Praça das Flores, ao lado do Centro Municipal de Saúde, das 7h30 às 11h30. Serão recolhidos materiais como computadores, celulares, televisões, baterias, fornos elétricos e micro-ondas, impressoras e quaisquer materiais de origem eletrônica.