saúde
Novembro Azul beneficiará homens do município com eletrocardiograma e coleta de PSA

Publicado em 06/11/2018 às 09:08 - Atualizado em 06/11/2018 às 09:47

Maior incentivo é a prevenção ao câncer de próstata
Créditos: Arquivo / Prefeitura Baixar Imagem

Vanessa Karine/Deonir Dalpias (Paulo Dim)

O mês de novembro é o período de maior incentivo à prevenção ao câncer de próstata. Com o objetivo de proporcionar maior saúde e bem-estar aos descansenses, o Governo de Descanso, por intermédio da Secretaria de Saúde, realizará a coleta de PSA (coleta de sangue) e exames de eletrocardiograma.

Os exames de eletrocardiograma são para pacientes acima de 35 anos de idade e coleta de PSA (amostra de sangue) para aqueles de 40 a 44 anos que tem histórico de câncer de próstata na família. A campanha também atinge homens acima de 45 anos que não fizeram a coleta durante este ano.

Usuários das unidades de saúde do centro e bairro Jaroseski devem comparecer neste sábado, 10 de novembro, das 7h30 às 9h30 para a coleta de PSA, e das 7h30 às 17h para o exame de eletrocardiograma, no Centro Municipal de Saúde. Homens atendidos no distrito de Itajubá serão beneficiados com as ações em 24 de novembro, das 7h30 às 11h30, naquela unidade.

“Assim como a campanha Outubro Rosa em que incentivamos as mulheres do município a promoverem a saúde preventiva, com o Novembro Azul, chegou a vez dos homens. É de suma importância que eles façam o eletrocardiograma e a coleta de PSA, principalmente, quem possui histórico de câncer de próstata na família. A prevenção é sempre o melhor caminho!”, destaca o secretário de Saúde, Cleber Rech.

Para ser beneficiado com o PSA, o homem precisar estar 8 horas em jejum e estar munido dos documentos pessoais CPF, cartão do SUS e o Cartão da Família.