transportes
Descanso inicia novo ciclo em melhorias das estradas rurais

Publicado em 23/10/2018 às 17:50 - Atualizado em 23/10/2018 às 17:53

Além da escarificação, setor coloca pedra brita na base das vias

Aproximadamente 1,5 km por dia. Essa é a extensão que o Governo de Descanso por meio da Secretaria de Transportes levará para recuperar as estradas rurais quando for fazer o novo formato de estradas, utilizando a pedra brita.

Na prática, o projeto consiste em escarificar as estradas, deslocar o cascalho do centro para a beira das estradas, colocar a brita, trabalhar o material que está ao lado, ‘desenhar’ a via, molhar e, ao final, fazer o serviço de compactação.

Essa forma vem dando certo em alguns municípios da região. À exemplo de São José do Cedro em que os secretários Paulo Henrique Burin (Paulinho) e Paulo Lauxen foram verificar o resultado dos trabalhos, o Governo de Descanso espera que também dê certo nas estradas por aqui.

Conforme Paulinho, isso evitará a formação de novos buracos e atoleiros, além de garantir uma conservação muito maior da via com a pedra brita, tornando uma base sólida e consistente. O secretário ressalta que na primeira chuva, após a melhoria, haverá a formação de um barro considerável, mas faz parte do processo, consequência de ter sido mexido na base. “O barro vai colaborar para o travamento da pedra brita”, reafirma.

Para o prefeito Sadi Bonamigo, que acompanhou o trabalho que está sendo feito na comunidade de linha Pratinha, o município de Descanso entra para um novo ciclo de melhorias das estradas rurais.

O prefeito enfatiza que, assim como os serviços de rompedor, se der certo este modelo, o Município levará vários anos para atingir o meio rural em virtude dos mais de 1,2 mil Km de vias existentes.

“Nossa equipe de governo não para e busca a todo o momento novos caminhos e maneiras para valorizar o setor agropecuário, que é responsável por mais de 73% de movimentação econômica. Esperamos resolver a situação das estradas. Queremos estradas com mais qualidade e com mais segurança”, diz Bonamigo.

Bonamigo destaca que os esforços são enormes se levar em conta a reestruturação iniciada pela administração municipal. Ele cita a compra do novo motor do rolo grande, a recuperação, quase que total, da patrola Volvo, aquisição de carroceria e plataforma, bem como consertos de máquinas e veículos.

Pedra brita

A produção da pedra brita é feita através do britador móvel. Nesse ano, a Prefeitura contratou um técnico para regular a máquina, a fim de deixar a produção do material adequado à realidade local.

Cronograma

O setor não deslocou os profissionais, máquinas e caminhões para a comunidade de Sanga Curta ontem, porque a previsão nesta semana é de chuva e não compensaria tal decisão. Com condição climática favorável, profissionais vão retornar ao local.