---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

saúde
Governo de Descanso lança campanha Outubro Rosa

Publicado em 03/10/2018 às 08:22 - Atualizado em 03/10/2018 às 08:22

Para este ano, a estimativa é que sejam descobertos 59.700 casos novos de câncer de mama
Créditos: Governo de Descanso Baixar Imagem

Deonir Dalpias (Paulo Dim)

O Governo Municipal por meio da Secretaria de Saúde de Descanso lançou o Outubro Rosa, mês de alerta sobre a prevenção e diagnóstico precoce contra o câncer de mama, doença que mais causa morte entre as mulheres, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Uma intensa programação para as mulheres, prioritariamente de 25 a 64 anos, está sendo organizada em suas respectivas unidades de saúde. No entanto, se comparecerem pessoas de outras faixas etárias, profissionais também vão prestar atendimentos naqueles três sábados, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.  

Conforme o chefe de Divisão de Saúde, Mateus Bolsoni, a coleta de preventivo e orientações de autoexame de mama acontecem em 6 de outubro para as usuárias da Estratégia Saúde da Família (ESF) 1, do bairro Jaroseski. Elas devem ir ao Centro Municipal de Saúde, porque a unidade passa por reformas em sua estrutura.

Em 20 de outubro, as ações se destinam às mulheres da ESF 3, no distrito de Itajubá. Já no dia 27 de outubro, as beneficiadas são aquelas cadastradas na ESF 2, no Centro Municipal de Saúde.

“O objetivo é chamar a atenção das mulheres para saberem um pouco mais sobre o câncer de mama e também para elas realizarem a coleta de preventivo”, reforça Bolsoni.

Para o prefeito Sadi Bonamigo, a prevenção é necessária para que o País possa reduzir os 59.700 casos novos de câncer de mama e 16.370 do colo do útero, estimados pelo Inca para este e próximo ano. “Baseado nos dados, o Município está fazendo a sua parte, principalmente, na área da prevenção. As mulheres são especiais e precisam se cuidar, aproveitando esta promoção da saúde pública”, fala.

Para ser beneficiada, a mulher deve levar consigo o cartão do SUS e o cartão da família.