saúde
Novembro Azul: Governo Municipal de Descanso beneficiará descansenses com exame PSA

Publicado em 03/11/2021 às 16:48 - Atualizado em 03/11/2021 às 16:48

A requisição para realizar o exame deve ser feita nas Unidades de Saúde conforme o cronograma de cada ESF

O Governo Municipal de Descanso, por meio da Secretaria de Saúde, irá desenvolver, durante todo o mês de novembro, a campanha Novembro Azul, que tem por objetivo conscientizar os homens sobre a importância do cuidado com a saúde, além de incentivar esse público a realizar exames preventivos.

Com isso, a Secretaria criou um cronograma para atender o público masculino com o exame PSA, usado para detectar precocemente casos de câncer de próstata e outras condições, como a hiperplasia prostática benigna e a prostatite.

Conforme o secretário da pasta, Cleber Rech, a requisição para realizar o exame será feita todos os dias no período matutino. “A coleta de sangue para o exame PSA será feita nos laboratórios do município, para isso, o interessado deve comparecer na sua Unidade de Saúde para solicitar sua requisição, que será feita das 7h30 às 9h, de acordo com o cronograma criado pelo seu ESF”, comenta.

Rech explica que os descansenses serão atendidos de acordo com a área que reside. “O público alvo foi dividido conforme os agentes de saúde, ou seja, por determinada área de abrangência, para não haver aglomeração nos postos de saúde. Com isso, os agentes comunitários de saúde informarão a todos em que semana devem comparecer para solicitar sua requisição”, explica.

Rech destaca que a campanha é voltada para homens acima de 40 anos que tenham histórico de câncer de próstata na família e para homens acima de 45 anos que tenham interesse em realizar o exame e que ainda não fizeram neste ano. “É muito importante a realização do exame para um diagnóstico e tratamento precoce do câncer de próstata. Temos investido muito na saúde preventiva para detectar doenças ainda nas fases iniciais e vamos continuar investindo forte para melhorar cada vez mais a qualidade de vida para nossa população”, finaliza.