agricultura
Viveiro Municipal de Descanso recebe novas melhorias

Publicado em 19/08/2021 às 16:55 - Atualizado em 19/08/2021 às 16:57

Sistema de irrigação irá contribuir no aumento da produtividade e qualidade das mudas cultivadas no viveiro

A Secretaria de Agricultura de Descanso investiu mais uma vez em melhorias no Viveiro Municipal, localizado no Bairro Jaroseski. Dessa vez, foi instalado um sistema de irrigação onde são cultivadas mudas de plantas nativas e frutíferas.

Conforme o secretário da pasta, Robson Zappani, o investimento foi de mais de R$ 6 mil de recursos próprios. “Com o sistema, as mudas produzidas no viveiro irão receber água de forma mais uniforme e constante, além de facilitar o trabalho dos nossos servidores. Investimos também cerca de R$ 3 mil na compra de tubetes, pois nossa intenção é aumentar a produção de mudas. Essa é a segunda etapa de melhorias no local, com o objetivo de aumentar a produtividade e qualidade das mudas que são usadas na proteção de fontes e doadas para reflorestamento”, destaca.

Ele ressalta ainda que essa foi a segunda etapa de melhorias realizadas no viveiro neste ano. “A primeira etapa foi realizada em abril, quando instalamos a cobertura com tela de sombreamento sombrite, com o objetivo de proteger as mudas, garantindo maior umidade e temperaturas equilibradas, aumentando a produção. Com isso, foram investimos cerca de 20 mil reais de recursos próprios nessas duas etapas”, completa.

Além disso, nas próximas semanas será realizada a instalação de um picador triturador de galhos, para que os galhos das podas realizadas pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, sejam triturados e utilizados como adubo para o viveiro e para a demanda do Governo Municipal.