Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Coronavírus
Coronavírus: Reunião do Comitê de Crise define novas medidas

Publicado em 25/02/2021 às 14:47 - Atualizado em 25/02/2021 às 14:49

Realidade alarmante do município e região foi estopim para decisões mais duras
Créditos: Sandra Ghidini Baixar Imagem

Na manhã desta quinta-feira, 25 de fevereiro, integrantes do Comitê de Crise se reuniram para analisar a situação do município e da região frente à pandemia e também definir medidas para conter o contágio no município.

Durante a reunião o doutor Josemir Werlang relatou a situação da região e o número de leitos de UTI disponíveis em todo o Estado. “Cada dia que passa a situação fica pior, hoje em Santa Catarina temos 94% dos leitos de UTI ocupados, ou seja, temos apenas 27 leitos vagos para atender todo o Estado e talvez até o final do dia não tenhamos nenhum”, alerta.

O diretor do hospital de Descanso, Paulo Cesar Busnello, também relatou a realidade do hospital. “A ala da Covid-19 que possui dez leitos está totalmente ocupada. Ou seja, se algum descansense precisar de internação terá que ser transferido para uma unidade hospitalar que tenha leitos disponíveis”, destaca.

Ele ainda alerta sobre a possibilidade de faltar oxigênio na região. “Recebemos um alerta das empresas fornecedoras que poderá faltar oxigênio, o que é gravíssimo. Antes da pandemia recebíamos semanalmente apenas uma carga de 20 torpedos de oxigênio, atualmente recebemos três cargas extras, sendo que gastamos seis torpedos a cada 12 horas”, informa.

O secretário de Saúde, Cleber Rech, expôs o aumento dos casos registrados no município. “No dia 01 de janeiro deste ano estávamos com 217 casos, finalizando janeiro com 360 novos registros. Já neste mês, totalizamos 548 casos, ou seja, em menos de dois meses tivemos 331 casos novos, mais do que registramos em todo o ano de 2020”, evidencia.

Já o secretário de Educação, Maicon Rosin, expõe que profissionais da educação estão afastados. “20 dos nossos profissionais ou estão com covid ou afastados por apresentarem sintomas suspeitos. Diante dessa realidade e de todo contexto exposto as aulas presenciais continuam adiadas”, declara.

O comandante da Polícia Militar de Descanso, Ademir Ludvig, conta que a Polícia Militar atende recorrentemente denúncias de aglomerações. “Mesmo com o efetivou baixo trabalhamos diariamente, fiscalizando e coibindo aglomerações, e cumprindo as demais medidas dos decretos vigentes”, menciona.

Diante do exposto, novas medidas foram definidas e serão publicadas em decreto até amanhã, 26 de fevereiro. Entre as medidas, está a criação de uma comissão que fará um trabalho de conscientização da população, comércio em geral e das mais diversas entidades. “Vamos chamar para pequenas reuniões representantes dos bancos, sindicato, igrejas, empresários e CDL, para que possamos expor a situação, pedir a ajuda e colaboração nos cuidados e no combate ao coronavírus, pois a situação está cada vez pior e se não nos unirmos as coisas vão piorar ainda mais e teremos que decretar lockdown”, destaca o integrante do comitê e secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Lauxen.

Na tarde de hoje, uma reunião foi realizada com representantes das instituições bancárias do município. “Tivemos importantes encaminhamentos para evitar o contágio e aglomerações nesses locais. No decorrer de amanhã outras reuniões serão realizadas com o mesmo objetivo, criar uma força tarefa contra o coronavírus”, informa Lauxen.

“Esse é o momento de nos unirmos ainda mais e vamos precisar da ajuda de todos. Como já falei, a situação é gravíssima e merece toda a nossa atenção: Precisamos que todos se conscientizem, para que possamos frear essa contaminação. É necessário que todos façam a sua parte e sigamos todas as medidas de segurança, pois o momento, infelizmente, o que temíamos está ocorrendo”, finaliza Cleber.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar