Conselho Municipal da Defesa Civil discute ações pós tornado

Publicado em 24/06/2020 às 13:42 - Atualizado em 24/06/2020 às 13:42

Reunião foi realizada nessa segunda-feira, 22 de junho

Uma reunião com membros do Conselho Municipal da Defesa Civil de Descanso foi realizada na tarde dessa segunda-feira, 21 de junho. Uma das pautas foi a reivindicação de famílias atingidas pelo tornado que cobriram suas casas antes da chegada das telhas enviadas pela Defesa Civil Estadual. “O principal objetivo da reunião foi discutir a possibilidade de entregar as telhas a essas famílias, mas os critérios são claros. Queríamos poder ajudar todos, sabemos da necessidade dessas famílias e por isso propomos discutir essa situação, mas infelizmente precisamos seguir os critérios da Defesa Civil Estadual”, explica o coordenador da Defesa Civil Municipal, Élcio Jeziur.

Conforme o coordenador da Defesa Civil Regional, Sidinei Dezordi, a instrução normativa 02 da Defesa Civil especifica os critérios de entrega desse material. “O artigo 2º, inciso terceiro, descreve que as ações têm por finalidade manter a integridade física e restaurar as condições de vida das pessoas afetadas pelo desastre até o retorno à normalidade. Então, ao cobrir a casa, entende-se que já houve o retorno à normalidade, ou seja, não há a necessidade de fazer a entrega das telhas, isso vale para todos os municípios atingidos", explica.

Segundo o prefeito Sadi Bonamigo, o Governo Municipal tem trabalhado fortemente para atender as famílias atingidas. “Desde o desastre estamos fazendo o possível para ajudar as famílias dentro da legalidade. É uma situação difícil, mas precisamos levantar a cabeça e seguir em frente respeitando as orientações da Defesa Civil”, destaca.

Durante a reunião também foi abordado a entrega dos donativos às famílias atingidas, recebidos pela Central de Recebimentos de Doações. Nesse sentido, a equipe da Secretaria de Assistência Social está realizando visitas a todas as famílias a fim de, fazer um novo levantamento das atuais necessidades.

Além disso, foi discutido os encaminhamentos do projeto de repasse de aproximadamente R$ 25 mil pela comarca de Descanso ao Fundo Municipal da Defesa Civil. “O recurso será usado para a compra de material de construção que será repassado às famílias que se enquadram nos critérios discutidos na reunião e que será finalizado após o levantamento da equipe da Secretaria de Assistência Social”, finaliza Élcio.