Governo Municipal inicia articulações para resgate histórico de Descanso

Publicado em 21/02/2020 às 16:10 - Atualizado em 21/02/2020 às 16:10

Evaldo Lorenski, dona Anna Lorenski e prefeito Sabi Bonamigo.

Na tarde desta quinta-feira, 20 de fevereiro, o prefeito Sadi Bonamigo esteve visitando dona Stanislava Anna Lorenski, de 92 anos. Em 1945 dona Anna, como é conhecida, veio com seu marido Bruno Lorenski  para a Vila Polonesa, como era chamada Descanso na época. Após dois anos, o casal comprou um pequeno estabelecimento no centro da vila e o transformou em uma mercearia, que passou também a churrascaria e padaria, onde dona Anna fazia pães e tortas.

Posteriormente a casa da família também se tornou rodoviária e agência dos correios, sendo que era dona Anna quem recebia as cartas e as entregava para os moradores da vila. A família muito empreendedora e buscando sempre oferecer novidades foi uma das primeiras a possuir rádio e telefone, além de abrir uma sorveteria quando o sorvete nem era conhecido pelos moradores.

Dona Anna que é cuidada por seu filho Evaldo Lorenski, lembra das suas experiências. “Quando abrimos a sorveteria um senhor comprou picolés para levar para seus filhos e ficou chateado porque quando chegou em casa só tinha os palitos”, conta rindo.

Conforme Bonamigo, o Governo Municipal quer resgatar a história das pessoas que começaram a construir o que hoje é o município de Descanso. “Histórias como essa, de luta, de trabalho, de sacrifício e de solidariedade é exemplo que deve ser seguido e conhecido por todos os que por aqui passam, que nasceram ou adotaram Descanso como seu lar”, enfatiza.