---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

saúde
Subiu para 42 o número de focos da dengue em Descanso

Publicado em 27/01/2020 às 15:44 - Atualizado em 27/01/2020 às 15:44

Vigilância Epidemiológica de Descanso trabalha fortemente para diminuir e eliminar os focos
Créditos: Sandra Ghidini Baixar Imagem

Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Descanso, Edilene Lorenski, o número de focos do mosquito Aedes aegypti saltou de 25 para 42. “Somente na última semana foram registrados 17 focos, sendo 11 em armadilhas, quatro em pontos estratégicos e dois em identificação por meio de denuncia. A situação é muito preocupante, precisamos do auxílio da sociedade para que cuidem dos terrenos, jardins e calhas, evitando água limpa e parada”, comenta.

Ainda de acordo com Edilene, penalizações estão sendo aplicadas a proprietários de imóveis que ofereçam risco à população com relação à proliferação do aedes. “Quando identificamos condições propícias para a formação de criadouros os proprietários são intimados a regularizar a situação dentro de um prazo, mas caso a orientação não seja cumprida após a visita e orientação dos agentes, o dono do imóvel recebe a multa”, explica.

No total, nove proprietários foram multados. “Já foram notificados 19 proprietários, nove foram multados após notificação não atendida e nove ainda estão em deliberação para penalidade. Estamos trabalhando arduamente para diminuir e eliminar os focos, mas precisamos da ajuda e colaboração de toda população” enfatiza.

Edilene lembra que o mosquito Aedes aegypti é transmissor da febre amarela, dengue, zika e chikungunya, doenças que podem gerar outras enfermidades, como microcefalia e Guillain-Barré.