---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

saúde
Iniciam encontros do grupo de gestantes do município

Publicado em 17/09/2018 às 14:04 - Atualizado em 17/09/2018 às 14:11

Reuniões serão realizadas nas primeiras sextas-feiras do mês
Créditos: Vanessa Karine Baixar Imagem

Vanessa Karine/Deonir Dalpias (Paulo Dim)

Com o objetivo de auxiliar, orientar e acompanhar as gestantes do município, o Governo Municipal, por intermédio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), iniciou na manhã de sexta-feira, 14 de setembro, as atividades do grupo de gestantes “Grupo Cegonhas - Gestando o Futuro”.

Os encontros serão realizados nas primeiras sextas-feiras do mês, às 9h, na Academia de Saúde, localizada na praça municipal. “Vamos trabalhar vários assuntos relacionados à gestação. Estamos convidamos todas as gestantes para participarem do encontro, independentemente da idade gestacional, pois questões como mudanças fisiológicas e psicológicas que uma gravidez proporciona: parto, fisioterapia, educação física e acompanhamento psicológico, o que é natural e o que pode ser patológico... Vamos tirar muitas dúvidas e orientaremos em como proceder em qualquer dificuldade que as gestantes possam ter. O Cras auxiliará para desenvolvermos estas atividades”, ressalta a enfermeira Silvia Orlandini.

Na sexta-feira participaram 15 gestantes do encontro, com diversas idades gestacionais e o assunto abordado foi relacionado às modificações fisiológicas da gestação. A próxima palestra será realizada na quinta-feira, 11 de outubro, em decorrência do feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, e será coordenada pela pediatra da unidade de saúde do município.

A gestante Jéssica Golçalves, que está em sua primeira gravidez, avalia positivamente o grupo. “O grupo é muito bom! É bem incentivador e traz muito conhecimento. Aprendemos muito sobre o que é normal, o que é patológico ou o que fazer em determinadas situações. Aprendemos sobre a saúde do bebê e também da mãe. Acredito que as gestantes deveriam participar, sempre há algo novo a ser aprendido”.

Na oportunidade, o fisioterapeuta Rafael Mader explicou sobre situações que ocorrem no decorrer da gestação e a importância de exercícios físicos. “É importante que as gestantes saibam que o corpo está mudando durante a gestação e também mudará após o parto. Todas as gestantes podem e devem praticar exercícios e alongamentos. Nós da equipe da Academia da Saúde estamos aqui para orientar e auxiliar nesse processo” ressalta.

Para o prefeito Sadi Inácio Bonamigo, a saúde é uma das prioridades do Governo. “Estamos trabalhando bastante em defesa da vida, por isso é fundamental a participação das gestantes. Precisamos cuidar para que nenhuma criança e nenhuma mãe sofra com algum tipo de problema, sabendo que pode ser evitado. Não há coisa mais importante que a vida e por isso precisamos cuidar bem dela”, finaliza o prefeito.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar