meioambiente
Campanha de recolha de materiais sólidos e recicláveis encerra esta semana no município

Publicado em 05/06/2018 às 16:46 - Atualizado em 05/06/2018 às 16:53

Ação foi concretizada através de um cronograma elaborado nas comunidades do interior
Créditos: Divulgação Baixar Imagem

Hoje, terça-feira, 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, e com o objetivo de conscientizar a população sobre os problemas ambientais e chamar a atenção para a importância da preservação dos recursos naturais e descarte correto, o Governo Municipal, em parceria com a Epagri, realizou a campanha de coleta de materiais sólidos e recicláveis no meio rural.

A campanha iniciou em 15 de maio e seguiu um cronograma nas comunidades do interior, onde através dos roteiros foram recolhidos diversos materiais, principalmente, lonas de silagem, plásticos de feno e pré-secados, arames, bolsas e sacarias de ráfia entre outros como ferros, latões e embalagens plásticas.

Alguns imprevistos, como a ocorrência da chuva ocasionou atrasos dos últimos roteiros, que serão regularizados na coleta até o final desta semana, conforme destaca a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Marlise Lovatel.

Ela destaca ainda e agradece a todos os agricultores que foram caprichosos e cuidadosos com o material na coleta, deixando-os bem ensacados e amarrados, separados nas bolsas por tipo de material, o que facilitou o trabalho de recolha e triagem na destinação.

Para ter uma periodicidade maior, uma nova edição será organizada pelo município em dezembro deste ano. “É um compromisso com o agricultor, pois sabemos da demanda existente devido ao excesso de resíduos sólidos produzido em todas as propriedades rurais. Essas ações servem para evitar transtornos e contaminação ambiental”, enfatiza o prefeito Sadi Bonamigo.

Nesta edição, não foram incluídos materiais que são de campanhas específicas: eletrodomésticos, lâmpadas, vidros, roupas, calçados, pneus, rejeitos (fralda, papel higiênico e similares), isopor, lixo orgânico e embalagem de agrotóxicos.

Com relação aos vidros, Marlise anuncia que o município está organizando a campanha de recolha. A ação de como vai transcorrer a coleta e a forma de destinação será divulgada em breve a fim de orientar a população.