transportes
Melhorias em estradas gerais são retomadas após serviços emergenciais e de incentivos

Publicado em 25/09/2018 às 08:02 - Atualizado em 25/09/2018 às 08:04

No momento, profissionais trabalham na comunidade de linha Leste

Por aproximadamente um mês não houve melhorias nas estradas gerais no interior de Descanso. As chuvas atrapalharam em parte o cronograma de trabalhos e, por outro lado, o Governo contribuiu através do programa de Incentivos nos investimentos que estão sendo feitos por famílias agricultoras.

Também foi dada prioridade na recuperação de alguns acessos às propriedades rurais, que há vários anos não recebiam atenção do poder público municipal e estavam em situação de calamidade.

“Foram feitos alguns trabalhos pontuais decorrentes das dificuldades que famílias encontravam e outros por causa dos investimentos nas áreas da avicultura, suinocultura e bovinocultura”, reafirma o secretário dos Transportes, Paulo Burin, o Paulinho.

Receberam serviços de terraplanagem e cascalhamento em acessos, os agricultores Nelson Colombo, Décio Schroeder, Ivaldino Baldo, Neri Spessatto, Aidir Casagrande, Vilson Lorencini, Claudir Casagrande e Hermes Viapiana. Máquinas auxiliaram para o início do calçamento em frente da Apae. Outra ação de destaque foi o novo bueirão com nove tubos de 1,5 metros de diâmetro na estrada de linha Hervalzinho, próximo à propriedade da família Maran e Lucotti. Também auxiliado na construção do novo pontilhão que dá acesso à propriedade da família Dala Possa de linha Vorá.

O prefeito Sadi Bonamigo reforça que, na medida do possível, a municipalidade oferece suporte de parte dos serviços aos agricultores que necessitam de terraplanagens para não serem prejudicados, por exemplo, com a liberação de financiamentos bancários. “Sabemos a importância de o Município colaborar com os agricultores que estão investindo em suas propriedades. Isso aumenta a produção e gera mais movimento econômico”.

A Secretaria deverá retomar em breve os trabalhos nas comunidades de linhas Matão, Barra do Herval, Sanga Curta e Bela Vista Durigon. No momento, o empenho dos profissionais do setor é o alargamento, cascalhamento e compactação nas vias de linha Leste, que, neste próximo domingo, celebrará festa de 90 anos da chegada de seus primeiros colonizadores.

Conforme Bonamigo, a deficiência de máquinas deverá, em tese, ser suprida pelo financiamento via Badesc. O Município comprará um novo rolo compactador, uma nova patrola e uma nova retroescavadeira através do processo de licitação que, inclusive, está em andamento. “Isso vai colaborar e muito para levar benefícios ao agricultor através de uma estrutura que venha atender a demanda de serviços”, finaliza o prefeito.