agricultura
Capacitação e apoio para implementação da homeopatia na agropecuária

Publicado em 16/07/2018 às 09:07 - Atualizado em 16/07/2018 às 09:17

O objetivo é a prevenção e tratamento de enfermidades de animais e vegetais
Créditos: Vanessa Karine Baixar Imagem

De 28 a 30 de agosto, o Cetresmo (Centro de Treinamento da Epagri em São Miguel do Oeste) sediará a primeira de três etapas do “Curso Regional de Capacitação e Apoio para Implementação da Homeopatia na Agropecuária”. A realização é uma parceria que envolve os governos de Descanso e Bandeirante, Ameosc e escritório da Epagri de São Miguel do Oeste.

O curso possibilitará a qualificação dos profissionais do serviço público e privado (médicos veterinários, engenheiros agrônomos e técnicos) e agricultores familiares interessados no uso de matéria médica homeopática na prevenção e tratamento de enfermidades de animais e vegetais.

Segundo a secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Descanso, Marlise Lovatel, “a homeopatia na sanidade animal e vegetal vem sendo cada vez mais utilizada como uma importante ferramenta de baixo custo e como prática sustentável na agropecuária”.

O município de Descanso já apresenta algumas experiências pioneiras de forma positiva no uso da homeopatia e agrohomeopatia, pelos próprios agricultores, tendo contribuído com a redução de custos de produção, sanidade e uma produção mais limpa. Ainda é importante por ser uma tecnologia de grande alcance social.

Nesse sentido, o governo de Descanso está desenvolvendo o projeto municipal de sanidade animal homeopática, com disponibilidade da médica veterinária no atendimento de famílias rurais com interesse no uso da homeopatia, na realização de palestras e encontros grupais para formulação e utilização da homeopatia nas unidades de produção.

O público interessado terá até o dia 10 de agosto para realizar as inscrições no site da Ameosc, no ícone Cursos e Seminários, link http://www.ameosc.org.br/cms/pagina/ver/codMapaItem/117479. Posteriormente, as vagas, que são limitadas, serão disponibilizadas para outros interessados.

Os inscritos terão apenas custos referentes à alimentação, deslocamento e hospedagem. As outras duas etapas acontecerão de 11 a 13 de setembro e de 16 a 18 de outubro.

Conteúdo do curso

Do conteúdo a ser repassado aos participantes na dinâmica do curso/cronograma cita-se principalmente: a filosofia e arte da cura na homeopatia, cura pelo semelhante e matéria médica; homeopatia e a relação com outras formas terapêuticas; doenças crônicas; farmacotécnica homeopática; estudo de caso pelos grupos; adoecimento e cura, exoneração e agravação; homeopatia aplicada à pecuária; homeopatia aplicada às plantas; relato de estudo de casos; homeopática popular, SUS e legislação; homeopatia no ambiente físico quântico e pesquisa. O curso terá períodos teóricos e práticos, com visitas a propriedades da região que usam homeopatia.

Entre os palestrantes estão Pedro Boff, Marcelo Pedroso, Everton Poletto e Lúcio Texeira de Souza, profissionais de referência no estado de Santa Catarina no uso da homeopatia na agropecuária.